A Fibrenamics integrou, entre 20 e 27 de outubro de 2025, uma missão institucional a Macau, no âmbito da sua estratégia de promoção internacional de resultados científicos e tecnológicos. A iniciativa decorreu num momento de maior abertura da República Popular da China à colaboração internacional, em particular com universidades e centros de I&D europeus, sublinhando a esta missão como uma importante oportunidade de divulgar e promover os resultados obtidos pela ligação entre ciência e indústria nacionais.
Durante a missão, a instituição participou na C-PLPEX / MIF, onde apresentou o protótipo “Alpercata”, desenvolvido no contexto do Pacto da Bioeconomia Azul (PBA) – um dos projetos-bandeira nacionais na área da sustentabilidade. O modelo, concebido no Vertical Têxtil, incorpora materiais regenerativos derivados de resíduos e biomassa marinha, como redes de pesca descartadas e algas, demonstrando o potencial das soluções circulares para substituir matérias de origem fóssil e reduzir o impacto ambiental do setor têxtil.
A Alpercata suscitou elevado interesse entre entidades empresariais e institucionais, reforçando o impacto do Pacto da BioEconomia azul, assim como papel da Fibrenamics na transferência de conhecimento e inovação aplicada.
Com Macau como ponto de entrada privilegiado para os países lusófonos, a missão permitiu identificar novas oportunidades de cooperação em sustentabilidade, inovação industrial e captação de investimento, na região da Grande Baía (Guangdong–Hong Kong–Macau).
O intenso trabalho de networking e diplomacia científica realizado ao longo da missão resultou na identificação de potenciais parceiros estratégicos para o desenvolvimento e escalabilidade de novas soluções em materiais sustentáveis, fortalecendo a inovação Nacional como agente de progresso científico e tecnológico no eixo Europa–China.
